PARADESPORTO

Federação Paulista de Ginástica lança Festival Paradesportivo de Ginástica Rítmica para promover inclusão

A Federação Paulista de Ginástica (FPGinástica) anunciou o regulamento, as músicas em anexo e o link das séries obrigatórias do Festival Paradesportivo de Ginástica Rítmica, que será realizado no dia 6 de dezembro de 2025, na cidade de Pindamonhangaba. A iniciativa marca um importante passo na promoção da inclusão no esporte, reconhecendo o potencial transformador da prática esportiva na vida de pessoas com deficiência.

O festival surge como um movimento da FPGinástica para ampliar a participação de paratletas na ginástica rítmica, fortalecendo a diversidade, o respeito e a valorização das diferenças.

Objetivo é construir uma comunidade esportiva mais justa, representativa e acolhedora, com a prática do esporte acessível a todos, sem exceção.

Para viabilizar o projeto, foi formado um comitê técnico com o apoio de profissionais da área. Elisete Leite, uma das coordenadoras do comitê, explicou:

“E agora, esse ano, a Adelita Andrade fez uma chamada para a gente, que ela gostaria, na gestão dela, de colocar, dar essa oportunidade para que as meninas com deficiência participassem, não só deficiência intelectual, mas também outras deficiências. Então, a gente fez um pré-projeto para uma participação no final do ano, como um festival, para mostrar que as meninas têm essa capacidade de fazer a GR adaptada. Então, eu achei muito legal da Adelita essa ideia, então, a gente está montando esse programa.”

A participação da comunidade técnica foi iniciada no começo de 2025, quando Adelita Andrade, presidente da federação, sinalizou o desejo de criar iniciativas voltadas a competições para pessoas com deficiência. Em 4 de fevereiro de 2025, uma reunião inaugurou a formação de uma comissão de técnicos interessados na elaboração do projeto para a ginástica com foco desportivo. No âmbito da ginástica rítmica, o regulamento foi desenvolvido, juntamente com a produção de três vídeos com séries obrigatórias, distribuídas em três níveis de habilidades e dificuldades diferenciadas.

O formato do projeto é o de festival, planejado para divulgar a GR adaptada e motivar técnicos a trabalhar com o esporte desportivo para pessoas com deficiência. Ao final do evento, está prevista uma reunião com os participantes para avaliar o regulamento, discutir ajustes e, se necessário, incorporar propostas que permitam a participação de todos os atletas interessados em competições futuras.

“Acreditamos que o esporte é uma poderosa ferramenta de integração social, desenvolvimento físico, emocional e de autoestima, e deve ser acessível a todos, sem exceção”, afirma a presidente da FPGinástica.

O órgão reforça que conta com o apoio e a participação de toda a comunidade esportiva para o sucesso do Festival Paradesportivo de Ginástica Rítmica.

A presidente da FPGinástica destacou que uma de suas metas é “construir possibilidades e dar espaço para a ginástica inclusiva, criamos um comitê e vamos avançar neste assunto que é extremamente importante”. Com o festival, a entidade pretende abrir portas para paratletas e também inspirar técnicos e clubes a adotarem práticas mais inclusivas.

O Festival Paradesportivo de Ginástica Rítmica está programado para ocorrer em 6 de dezembro de 2025, em Pindamonhangaba. As informações sobre o regulamento, as músicas e as séries obrigatórias já estão disponibilizadas aos interessados nos anexos oficiais, no portal da Federação e nas nossas redes sociais.

Convocação para participação
A FPGinástica faz um convite público a técnicos, paratletas, clubes e instituições interessadas em apoiar e participar do festival. A iniciativa busca ampliar oportunidades, promover o desenvolvimento da ginástica rítmica adaptada e, ao final do processo, ajustar regulamentos para contemplar a maior variedade de atletas possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.