Sobre nós

A Federação Paulista de Ginástica é responsável pela regulamentação da prática da ginástica no Estado de São Paulo. Fundada em 2 de junho de 1948, como Federação Paulista de Ginástica e Halterofilismo, foi desmembrada em 31 de janeiro de 1956, quando passou a receber a denominação atual.
A FPG é uma organização sem fins lucrativos, que tem por finalidade gerir e desenvolver as modalidades da ginástica: Artística, Rítmica, Acrobática, Aeróbica, de Trampolim e Para Todos. É filiada a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e segue as regras da Federação Internacional de Ginástica (FIG).
O corpo diretivo é composto por profissionais voluntários, que acreditam no esporte como ferramenta de desenvolvimento da juventude e mudança de vida.
A presidente Roseane Nabarrete Zanetti tem profundo conhecimento da modalidade – acompanhou a carreira de seu filho, o campeão olímpico e mundial Arthur Zanetti, e geriu a Agith/São Caetano, de São Caetano do Sul. A vice-presidente Sandra Soares é técnica de ginástica rítmica e atua no Clube Esperia, da capital paulista.
Ambas encabeçam a chapa Gestão e União, que assumiu o comando da FPG em 2017 e foi reeleita em 2020, com o objetivo de gerir a entidade para e com os clubes, de forma transparente, e trabalhar para o desenvolvimento de todas as ginásticas.


Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)

Fundada em 25 de novembro de 1978, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) é uma associação de caráter desportivo, formada pelas Entidades Estaduais de Administração de Ginástica (Federações) filiadas e tem como objetivo desenvolver a prática da Ginástica em todo território nacional.


Federação Internacional de Ginástica (FIG) 

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) foi fundada em 23 de julho de 1881, e tem sede em Lausane (Suíça). É a entidade que representa a ginástica e suas modalidades competitivas em âmbito mundial, sendo responsável por sua organização, regras e calendário. É composta por mais de 120 federações de todo mundo – o Brasil é filiado desde 1951.


Missão

Fazer com que o esporte seja respeitado nacionalmente.

Visão

Promover e desenvolver a prática da ginástica.

Valores

Agir com disciplina, ética, respeito, competência e felicidade


Patrocine

Os custos de equipamentos e profissionais para treinos e competições são altos para a maioria dos atletas e entidades. Por isso, é importante a aproximação entre apoiadores, instituições e ginastas. Empresas podem ter isenção fiscal e você pode fazer a diferença no crescimento e expansão da ginástica em todo o Estado de São Paulo. Fale com a gente pelo formulário.


Diretoria

Roseane Nabarrete Zanetti

Presidente

Sandra Regina Soares

Vice-Presidente

Conselho Fiscal
Membros efetivos

Ligia Taliberti de Andrade
Edgar da Nóbrega Gomes
Sonia Fabiani Puccia
Membros suplentes
Simone Chiste
Wlamir Pontedura

Comitês técnicos (coordenadores)
Ginástica artística – Patricia Turina e Monica Barroso
Ginástica rítmica – Simone Chiste
Ginástica acrobática – Alessandra dos Santos e Deise Turbay Garcia
Ginástica aeróbica – Maria Eduarda Poli
Ginástica de trampolim – Paulo Carrara
Ginástica para todos – Eliana de Toledo Ishibashi

Administrativo
Adelita Andrade e Jessica Pereira

Comunicação e imprensa
Contrapé de Jornalismo
Heleni Felippe e Amanda Romanelli
contrape@contrape.com.br


Tribunal de Justiça Desportiva

Tribunal Pleno
João Guilherme Guimarães Gonçalves – Presidente
Tarsila Machado Alves – Vice-presidente


Localização