FPG inicia 2022 planejando cursos de atualização e confiante na vacinação infantil contra a covid-19
A Federação Paulista de Ginástica encerrou o recesso de fim de ano na última sexta-feira, dia 14 de janeiro, e já trabalha no planejamento para a temporada 2022. De acordo com Roseane Zanetti, presidente da FPG, a prioridade desse início de ano é organizar e ofertar cursos de atualização para os árbitros. E, com o início da vacinação das crianças contra a covid-19 e uma futura melhora da pandemia, avaliar a liberação do público para as competições desse ano.
Em primeiro lugar, a FPG iniciará o ano trabalhando nos cursos de atualização para a comunidade ginástica, uma vez que já está em vigor o código de pontuação para o ciclo olímpico de Paris-2024. “Como mudou o ciclo olímpico, muda o código de pontuação. Já em dezembro já começamos a discutir os cursos com os Comitês, para atualização dos nossos árbitros”, comentou Roseane. “Ainda não sabemos se será online ou presencial, mas se optarmos pelo presencial, será seguindo todas as regras.”
Em fevereiro, a FPG deve realizar sua Assembleia anual para prestação de contas. Entre abril e maio, as primeiras competições do calendário 2022 começarão a ser realizadas. A presidente da FPG espera pelo avanço da vacinação infantil contra a covid-19 para um maior controle da pandemia. “Espero que com a vacinação das crianças, a gente consiga começar as competições o mais perto possível do normal”, afirmou Roseane.
A depender do cenário da pandemia, Roseane Zanetti não descarta um início de temporada mantendo as regras de 2021 – ou seja, priorizando apenas atletas e comissões técnicas, sem a presença de público, com exigência da testagem prévia.
“A gente que começar as competições lá por abril, maio. Dependendo da situação, começamos sem público. Nossa prioridade é a saúde das crianças. Claro, quero que tudo se normalize o mais rápido possível, mas vamos fazer o que for melhor, seguindo os protocolos sanitários das cidades e do Estado de São Paulo.”