Resgate histórico corrige data de fundação da FPG
No dia 2 de junho de 2021, a Federação Paulista de Ginástica comemorou o seu 73º aniversário. A celebração dessa data se dá após um resgate histórico, que corrigiu a informação sobre a fundação da entidade.
Nos últimos anos – e até o início de 2021 –, a FPG considerava 31 de janeiro de 1956 como o dia da sua fundação. Sendo assim, a entidade completaria 65 anos. Em tratativas para a realização de uma live comemorativa no Instagram da FPG, foi possível corrigir a rota. E o que seria uma celebração se tornou, também, um retorno às origens da entidade, que se perdeu ao longo de não se sabe quanto tempo.
Foi graças às informações compartilhadas pelo professor Nestor Soares Publio, ex-presidente da FPG e estudioso da história da ginástica brasileira, e pela professora Eliana de Toledo Ishibashi, doutora em História e coordenadora do Comitê de Ginástica para Todos da FPG, que a data correta da fundação da entidade foi resgatada: 2 de junho de 1948.
O processo de institucionalização da ginástica paulista deu-se com a fundação da Federação Paulista de Ginástica e Halterofilismo.
“Em 2 de junho de 1948 era fundada, em São Paulo, a Federação Paulista de Halterofilismo (FPH), que semanas mais tarde, a pedido de Sílvio de Magalhães Padilha, então Diretor do Departamento de Educação Física do Estado (DEFE), tornou-se uma Federação Eclética, passando a denominar-se Federação Paulista de Ginástica e Halterofilismo (FPG)”, explica Nestor Soares Publio no livro “Evolução Histórica da Ginástica Olímpica”, obra de sua autoria que é uma referência para estudiosos da história da ginástica no Brasil.
Mas por que, até então, a data de fundação da FPG era considerada 31 de janeiro de 1956? Neste dia, efetivou-se o desmembramento da entidade, e a Federação Paulista de Ginástica ganhou a conformação que permanece até os dias de hoje.
Ainda em 1948, a FPGH realizou o primeiro Campeonato Estadual de ginástica. Na disputa por equipes, venceu o Clube Ginástico Paulista no masculino e a Associação de Cultura Física, no feminino. Arthur Stamm Jr e Herma Liebentrit foram os campeões individuais. Em 1951, a FPGH filiou-se à Confederação Brasileira de Desportos (CBD), entidade máxima do esporte brasileiro naquela época. E, no mesmo ano, o Brasil passou a ser afiliado à Federação Internacional de Ginástica (FIG).
Na imagem de destaque, está a seleção paulista vice-campeã brasileira em 1953. Na foto estão: Odilon Fontes, Paulo Merbach, o técnico Teixeira, José B. Ferreira, Antonio Ramon Prieto, Paulo Picciafuoco e Carlos Magno Queiroz. A imagem foi retirada do livro de Nestor Soares Publio.
O livro Evolução Histórica da Ginástica Olímpica está disponível para leitura e download no seguinte link: http://bit.ly/livroNestorPublio
Para rever a live da FPG com Nestor Soares Publio, com mediação de Eliana de Toledo Ishibashi, acesse: http://bit.ly/HistoriaFPG